minha receita imaculada de chilli vegano

| | sábado, 7 de outubro de 2023

tentando varrer um pouco os ares ansiosos daqui, já que meus dois últimos posts foram feitos no ônibus após dias cheios de uma rotina super adulta e cheia da qual eu já estou mais que cansado. estou, nesse exato momento, fazendo download de um de meus filmes favoritos (mary e max) para assistir, já que ele não está em nenhum serviço de streaming e minha internet é meio instável, então não consigo assistir pelo youtube ou drive.

a boa notícia é que eu estou seguindo uma alimentação vegana desde o final de agosto desse ano, e estou me saindo muito bem até agora. na verdade, tenho me alimentado melhor que antes, quando vivia à base de pão com ovo e massa com queijo. o veganismo tem sido um processo de redescoberta dos alimentos, de me permitir introduzir à minha alimentação o que eu conseguir da melhor forma possível. nesse processo, um inimigo de nível boss era o famoso feijão com arroz, que é algo que eu simplesmente não como. 

no entanto, em um dia pós-iniciação científica em que eu estava 100% esgotado e pensando em desistir da universidade, abri o catálogo do ifood e pedi um burrito vegano, que vinha com chilli vegano (soja com feijão), e mesmo com muito medo, pedi. foi a primeira vez que comi feijão e gostei. como não sou burro nem nada, aprendi a fazer e agora como todo dia, sendo um grande substituto do feijão tradicional na minha vida! então, para as pessoas que gostariam de comer algo diferente ou para aquelas que precisam de uma receita fácil pro dia-a-dia, vou ensinar! (e também porque eu amo escrever sobre minhas receitas, é algo que sinto muita falta).

tu vai precisar de:

🌿 uma cebola pequena/média inteira ou meia cebolona

🌱 meio sachê de molho de tomate/150g

🌿 feijão cozido (eu usei feijão carioca que já tinha cozinhado antes, mas não sei dizer a quantidade. mais ou menos 1/3 da quantidade de soja)

🌱 150g de proteína texturizada de soja miúda hidratada e coada (se você preferir pode usar guizado ou alguma outra proteína, eu gosto muito de soja)

🌿 outros ingredientes e temperos: molho shoyu, pimenta calabresa, sal, óleo de soja, orégano e páprica


para fazer:

1. cortar a cebola em cubos pequenos (se preferir outro formato tudo bem), fritar com um fio de óleo de soja em uma frigideira ou panela até que fique transparente;

2. colocar a proteína de soja e deixar até dourar. quando ficar mais douradinha e cozidinha, temperar com molho shoyu, sal e orégano e deixar por aproximadamente 2 minutos no fogo;

3. colocar o feijão, aos poucos. cuidar para não colocar mais caldo do que grãos e para não colocar tudo de uma vez, pois assim o preparo fica aguado e não fica tão bom. misturar tudo e deixar o caldo reduzir.

4. por último, colocar o molho de tomate na panela junto, misturar tudo e complementar com mais temperos. eu coloco sempre mais sal, mais shoyu, pimenta e páprica. após uns 5min fervendo, o preparo está pronto. 

eu gosto de servir em um bowl com arroz, mas também é uma receita prática para comer durante a semana. hoje mesmo, meu almoço foi arroz, chilli, tomate, couve e um copo de leite de soja, com direito a uvas verdes de sobremesa. aqui algumas fotinhos dele:

meu almoço de hoje!

meu chilli na primeira vez que fiz!

Um comentário

  1. Rapaiz, quando vi esse post fiquei eufória porque achei que eu era a única pessoa que fazia isso em casa? Por incrível que pareça, por questão de praticidade eu acabei aderindo à PST na minha alimentação, muito porque acho mais prático de preparar e também de armazenas e preservar do que a proteína animal. A nutri liberou então estamos todes de boas com isso. E eu amo fazer burritos em casa, uso uma receita de rolinho primavera para as massinhas e acho prático demais, adoro! Uso até os mesmos temperos que você, olha que bom gosto? hahaha!

    Nunca pensei em comer o chili de outra forma, como a 'mistura' da refeição, então vou testar essa. Adoro comer a PST no pão mesmo, ou com macarrão, fica uma delicinha. Acho que a única diferença é que eu em geral coloco bastante queijo em todas essas preparações, mesmo com os burritos, acho que dá um tchans <3

    Espero que venham aí mais receitinhas veganas pra eu testar :D

    Respondendo seu comment: rapaz vc acredita que eu fui caçar se existe leite fermentado vegano? E existe, mas não fui fundo ao ponto de saber como faz. Fica a dica se for algo que te faz falta! O chá com yakult é basicamente o bubble tea, mas sem pobá. Já testei com chás prontos (que eu compro muito pq em geral não têm carbs nem adição de nenhum açúcar, win-win pra mim), mas tentei fazer com chá preparado em casa e foi também. E acredite: quando escolhi batatas pra comer, pensei JUSTAMENTE nisso! Batata com queijo com apenas batatas, chique demais sabe? melhor escolha, hahaha!

    Beijinhos :*

    ResponderExcluir

victor

sou eu, o fantasma

21 anos, vegano, dorminhoco, estudante de psicologia. sou cheio de caramiolas na cabeça, amo desenhos animados e a taylor swift. compartilho receitas, crises existenciais, dicas sobre morar sozinho e as coisas que amo.

false

não se assusta se vir do nada o blog todo desconfigurado e esquisito, ele é assim mesmo ;) to sempre fuçando em html na correria do dia-a-dia, então as coisas nunca estão 100%

máquina do tempo